jusbrasil.com.br
25 de Setembro de 2021
    Adicione tópicos

    Entenda sobre o Adicional de Insalubridade

    Luiza Porfírio, Bacharel em Direito
    Publicado por Luiza Porfírio
    há 3 meses


    Apesar de comumente mencionado nas mídias ou até mesmo em conversas cotidianas, você conhece os requisitos essenciais que caracterizam o adicional de insalubridade para ao salário do trabalhador?

    De início é necessário ressaltar que o adicional de insalubridade é um direito constitucional que assegura aos trabalhadores melhores condições de trabalho e que prevê pagamento adicional sobre o salário para situações onde o trabalhador exerça atividades exposto a riscos de saúde.

    Assim, aquele trabalhador que atua em atividades expostas a agentes nocivos e que possuem potencial de prejudicar a saúde de algum modo recebem esse "acréscimo".

    Existe variação quanto ao grau de insalubridade, variando de acordo com o grau de risco, sendo:

    10% para grau mínimo

    20% para grau médio

    40% para grau máximo

    Desse modo, o colaborador que trabalha em ambiente considerado insalubre tem direito a porcentagem acima citada, de acordo com o grau de exposição. Esse grau pode ser analisado através de perícia ou até mesmo legislação específica.

    Gostou desse artigo?! Deixe seu comentário ou dúvida. Caso necessite de mais amparo entre em contato conosco via instagram @Luizaaporfirio .

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)